segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nova Iorque em pijamarama e o efeito estroboscópico



A primeira grande novidade editorial do mês da Kalandraka chama-se “Nova Iorque em pijamarama” e pode incluir-se na sequência de outras obras, recentemente editadas em Portugal, que recorrem a uma antiquíssima técnica de animação pré-cinematográfica artesanal, criada em França em finais do século XIX, o Ombro-Cinema – lembramos essencialmente o clássico e belíssimo “Isto ou aquilo?” (um original de 1964, editado em Portugal pela Bruaá), da autoria do génio pioneiro Dobroslav Foll, ou a coleção inovadora de Rufus Butler Seder, em Scanimation (“Galope!” e “Gingão”, da Booksmile), para as mãos mais pequeninas.

 
O efeito estroboscópico – no caso específico, a ilusão de movimento ao passar-se uma grelha-acetato, a diferentes velocidades, por cima das imagens desenhadas – é redimensionado pela qualidade do design e originalidade das propostas da dupla premiada de autores franceses.
 
Apesar da capa parecer algo frágil para resistir aos incontroláveis ímpetos manipulatórios, as dimensões são ideais e os efeitos visuais são magnetizantes, seduzindo leitores e não-leitores de todas as idades. Para todos os que sabem que um livro pode conter inesperadas maravilhas, este é de facto ideal para aqueles que ainda não descobriram o encanto da palavra escrita – a obra ensina a olhar e a perceber a dimensão ilusória e mágica dos sentidos. Durante esta visita em pijama à “cidade que nunca dorme”, a única coisa que garantimos é que “Nova Iorque em pijamarama” manterá todos aqueles que o descobrirem de olhos bem abertos…
 
Ver... AQUI
 

Sem comentários:

Enviar um comentário