quarta-feira, 31 de outubro de 2012

«Pão por Deus»

Podem parecer duas coisas diferentes, mas há semelhanças entre o «Trick Or Treat» e o nosso «Pão por Deus», cada vez mais em desuso.
Na região de Leiria e até mesmo na Estremadura, milhares de crianças saem à rua no Dia de Todos os Santos para pedir o «bolinho» ou o «Pão por Deus», uma tradição ancestral que tem algumas semelhanças com o Halloween norte-americano.
 
Nos Estados Unidos, as crianças percorrem as casas dos vizinhos na véspera do Dia de Todos os Santos a pedir doces, mas, em Portugal, essa visita é feita na manhã do feriado, sem conotações sobrenaturais ou ameaças de partidas a quem não tiver nada para dar.
 
antiga

 
 
actual

Em Leiria, crianças, transportando uma saquinha de pano, percorrem ruas e ruelas de aldeias, vilas e até cidades, e batem à porta de familiares, vizinhos e desconhecidos, com a tradicional frase:
 
- ’Ó tia, dá bolinho?’.
 
Na ausência de bolinho, as ofertas passam por chocolates, rebuçados ou dinheiro.
 
Esta tradição, que chegou a ser extensiva a todo o território nacional, vai buscar os seus princípios ao Cristianismo, trata-se de expressar a solidariedade e o amor pelos outros, principalmente pelas crianças.
Noutros tempos, em que a fome apertava, este era o dia das crianças tirarem a barriga da miséria. Era uma manhã dedicada às crianças, em que se tratavam os vizinhos por «tu» e ninguém negava o bolinho.
Embora haja algumas alterações, sobretudo a substituição do bolinho por doces ou dinheiro. A explicação para esta mudança pode ser encontrada no comodismo das pessoas, que já não fazem bolinhos em casa, ou no materialismo desta época, visível na oferta de dinheiro.
 
Neste dia, as manhãs eram para as crianças e à tarde era hábito as pessoas abrirem as casas para receber familiares e vizinhos para confraternizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário