quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar” – Luis Sepúlveda, com ilustrações de Sabine Wilharm

Capa 1ª edição
Capa 2ª edição

Zorbas, um gato grande, gordo e preto (tinha tudo para ser um anti-herói) que vive junto ao porto de Hamburgo é o protagonista desta fábula ecológica, onde surge muito bem acompanhado por Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello.
Gato habituado a viver sempre em casa, mas nem por isso menos expedito, Zorbas vê a sua vida dar uma grande volta quando lhe surge pela frente Kengah, uma gaivota doente que fora apanhada de surpresa por uma mancha negra e viscosa no mar quando se dedicava a apanhar peixe. Antes do último suspiro ainda põe um ovo e pede a Zorbas que tome conta da gaivota que está para nascer e, nomeadamente, que a ensine a voar. Zorbas não tem como fugir e compromete-se a fazê-lo. Mas rapidamente percebe que sozinho nada poderá fazer e pede ajuda aos seus amigos do porto de Hamburgo.


Companheirismo, responsabilidade, comprometimento, trabalho de equipa são as armas que Sepúlveda apresenta nesta bela história como as ideais para levar a missão a bom porto. Enquanto é lançado o alerta relativo aos problemas causados pela poluição criada pelos humanos, vemos um grupo de animais a tentar minorar o problema com as armas que têm à mão (ou à pata), dando uma lição de competência aos humanos.
Trata-se portanto de um livro com uma história simples, didáctica, escrito com grande sentimento e emotividade, que curiosamente tanto consegue agradar a adultos como a crianças.
Integra o Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário